Os avanços tecnológicos dos últimos anos influenciaram diversas áreas da vida e do trabalho. Com o setor de compliance não foi diferente. CEO’s, companhias e profissionais do meio percebem o quanto as transformações da tecnologia (impulsionadas pela pandemia), vem modificando dinâmicas e tendências do mercado.
A possibilidade de implementar iniciativas digitais de gestão e compliance é muito produtiva em momentos de crescimento e retomada. Portanto, a mudança para o digital requer otimização na solução de problemas e deve ser feita de forma gradativa e estratégica.
Iniciativas como adotar uma assinatura digital de contratos ou um checklist online são ótimos pontapés iniciais. Eles são meios de criar novas experiências, pensando na segurança e praticidade, seja para clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. A evolução parte de pequenas possibilidades, que geram grandes resultados.
Com a chegada dessas novas ferramentas modificamos diferentes mecanismos e formas de trabalho. O compliance fica então responsável por avaliar essas mudanças, pensando nas melhores formas de manter a segurança e evitar riscos.
Estabelecer um estatuto cultural na empresa, onde o compliance é bem estruturado, garante o sucesso das organizações em diferentes aspectos, sejam eles tributários, financeiros, fiscais e reputacionais. Para que isso possa funcionar de maneira produtiva, aliada à tecnologia, as empresas precisam estar alinhadas aos requisitos legais e de governança.
Em um momento de renovação, essas normas podem acabar deixando a transformação mais vagarosa do que o esperado. Neste momento, o compliance e a tecnologia se encontram, com o objetivo de juntos dinamizar os processos. As ferramentas utilizadas com uma lógica ética, são o que mudam o status estratégico para uma nova realidade empresarial.
Um dos principais fatores que devem ser seguidos e respeitados é a comunicação. É de extrema importância explicar a todos os envolvidos neste processo, as motivações, consequências e perspectivas para o futuro. Uma mudança como essa na cultura da empresa precisa ser acompanhada por um ecossistema de colaboração durante os processos.
A área de compliance é repleta de desafios que vêm mudando nos últimos anos, como a falta de infraestrutura tecnológica, a falta de integração com diferentes áreas da empresa e com sua estratégia de negócios. Mais do que uma ferramenta, a tecnologia é uma maneira de extrair o máximo da empresa, respeitando objetivos, normas comportamentais e o contexto em cada momento de trabalho. Tudo isso sem esquecer do respeito aos diferentes públicos com quem a empresa se relaciona.
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