Erros comuns na gestão de compliance

Por 11 de novembro de 2022Compliance, Negócios

A gestão de compliance tem se tornado imprescindível nas operações de diversas empresas. Gestores e líderes agem  para minimizar os riscos que envolvem os negócios, operações e o dia a dia do trabalho, afinal essa também é uma obrigação legal.

O principal objetivo é garantir que sejam evitadas fraudes e violações de direitos, mantendo a organização alinhada com o cumprimento de obrigações morais e legais com todos envolvidos em seu ecossistema.

Nos últimos anos, nota-se um aumento na utilização das práticas de compliance, de forma gradual. Um estudo da KPMG, feito em 2019, demonstrou que 97% das empresas possuíam um programa de conformidade de normas. Entretanto, a mesma pesquisa evidenciou que 18% desses negócios não apresentam um setor dedicado para gerir as ações de compliance. Além disso, o estudo aponta que 32% não garantem que os programas estabelecidos sejam executados de maneira satisfatória.  

Os benefícios de um alinhamento de conformidade são facilmente reconhecíveis. Porém, nem todas as organizações conseguem estabelecer os seus programas de maneira objetiva e eficiente. Por isso, listamos alguns erros comuns cometidos pelas empresas e que podem acabar atrapalhando o desenvolvimento de uma gestão de compliance eficaz e segura.

Não identificar as necessidades do negócio

Muitas empresas buscam soluções de gestão sem nem mesmo conhecer o que precisam para satisfazer suas necessidades. A regulamentação de ações e de estratégias tem impacto direto na adequação específica de processos. Por isso, estabelecer um direcionamento para o compliance necessita muita análise feita por profissionais específicos da área. O alinhamento de normas precisa identificar os momentos de adaptação e os riscos de diferentes setores antes de estabelecer qualquer ponto.

Falta de comunicação com a equipe

Criar uma cultura de compliance passa por saber transmiti-la a seus colaboradores e parceiros. Um bom programa de normas, que não chega a ser disseminado para a equipe, acaba sendo esvaziado de seu significado. Uma boa comunicação é garantia de que as regras serão compreendidas e respeitadas por todos os indivíduos. 

Não ter uma política de controle interno

Não só para identificar riscos e regras que deverão ser aplicadas na empresa, a gestão de compliance precisa ter uma política que ordene as demandas e instruções para as mais diversas áreas do negócio. Com isso, podemos aplicar as normas de maneira eficaz e garantir que as conformidades possam ser naturalizadas e aglutinadas ao cotidiano de operações. 

Não incorporar o compliance na cultura da empresa

Se uma estrutura de compliance será bem sucedida ou não depende muito do engajamento dos colaboradores e lideranças. Todos os setores de uma empresa são o termômetro de funcionamento da estrutura de normas, para descobrir o quão aceitas pelos grupos elas foram. O alinhamento entre cultura e compliance é fundamental, mas muitas vezes é deixado de lado em algumas empresas.

Conhecemos as dificuldades enfrentadas pelas organizações na hora de criar seus programas normativos, por isso o Espaço Ética pode te ajudar neste momento estratégico. Possuímos uma série de serviços, como cursos in-company, cursos on-line, palestras e workshops para que você possa aprender e debater sobre os mais diversos assuntos. 

Faça o compliance ser parte integral do projeto!