Quatro Livros para Compreender a Ética

Por 12 de julho de 2023Artigos, Filosofia

Uma das palavras mais presentes no nosso cotidiano com certeza é a “ética”. É impossível conviver em sociedade sem esbarrar em diferentes perspectivas sobre o que seria esse conceito. Independente das definições e opiniões, é inegável que a ética é fundamental para a vida, seja ela nos âmbitos coletivos ou individuais.

Por isso, separamos algumas obras de grandes pensadores que abordaram o conceito em seus trabalhos, para que você possa engrandecer a sua bagagem intelectual. Além de poder dar um norte na sua percepção sobre a sua relevância.

Ética a Nicômaco – Aristóteles

Essa é a principal obra de Aristóteles sobre ética e talvez o principal escrito sobre o tema. O filósofo aborda sua percepção acerca de uma vida plena e feliz, baseada na presença da ética. Para isso ele utiliza o conceito chamado de “racionalidade prática”, que funciona com um objetivo específico. Segundo Aristóteles, seu objetivo seria uma felicidade que não é baseada nos prazeres, riquezas ou honras e sim em uma vida virtuosa.

Neste livro o pensador vai discorrer sobre as virtudes morais e intelectuais, e como elas se estabelecem na vida, na sociedade e até mesmo no Estado. “Ética a Nicômaco” foi uma das pedras fundamentais do pensamento da ética ocidental e até hoje se mantém como um registro filosófico relevante.

Ética a Eudemo – Aristóteles

Esta é uma obra menos conhecida e valorizada de Aristóteles. Escrito antes de “Ética a Nicômaco” e com um escopo menor, este registro ainda sim possui temas específicos e únicos. Em “Ética a Eudemo” o pensador lista quais seriam os excessos, as diferenças e virtudes que seriam exploradas no livro posterior. O diferencial aqui é perceber como germinaram as ideias que formaram grande parte do que compreendemos como ética filosófica.

Para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais no pensamento de Aristóteles, é essencial a compreensão de todas as ciências humanas.

Ética – Baruch Espinoza

A principal obra do filósofo holandês tem uma abordagem diferente dos já mencionados escritos de Aristóteles. Publicado postumamente, em 1677, é organizado segundo um método axiomático-dedutivo inspirado na geometria euclidiana. Ou seja, com uma abordagem matemática, Espinoza passa pela metafísica e pela teoria do conhecimento, utilizando a ética para formular uma teoria sobre a felicidade humana. 

Dividido em 5 partes, o livro influenciou o pensamento de filósofos posteriores à sua publicação. Além disso, ele serve como uma ótima maneira de enxergar o conceito de ética, segundo uma perspectiva diferenciada dos filósofos gregos.

Ética na Comunicação – Clóvis de Barros Filho

Em um mundo atual onde é praticamente impossível separar as instâncias da comunicação, da vida em sociedade, é essencial entender os conceitos que permeiam esse campo. O professor Clóvis de Barros se propõe a responder questões complexas como: a quem interessa a objetividade aparente da informação? Como se produzem as notícias? E muitas outras. Essa obra é um estudo da perspectiva ética presente no processo comunicacional.

Uma obra que abre as noções de todos, sejam aqueles que estão na área de comunicação ou não.

O estudo da filosofia e da ética pode parecer bastante desafiador, por isso o Espaço Ética está sempre produzindo conteúdo para você cada vez mais embarcar nessa jornada. Acompanhe nossas redes sociais e cresça seu conhecimento junto conosco.