A filosofia atua nas questões da vida de maneira ampla. Portanto, estudá-la pode ser um diferencial em nossas empreitadas no mundo do trabalho. Não apenas para isso, mas também para que possamos refletir nossa realidade e nossos tempos.
Entretanto, nesse vasto campo de conhecimentos, pode ser um pouco assustador dar o primeiro passo em direção à sabedoria. Assim , queremos ajudar a dar um direcionamento para os viajantes de primeira viagem.
Antes de indicar qualquer leitura ou autor, precisamos desmistificar a ideia de conhecimento e como ele não é necessariamente progressivo. Imagine que aprender seja como uma investigação, em que cada dia você encontra novas pistas e direcionamentos. A cada nova descoberta, fica-se mais perto de montar o quadro completo. Mas também ficamos mais próximos de informações mais complexas. As peças vão se encaixando e nossas perspectivas vão sendo estabelecidas de acordo com nosso aprendizado. Com o passar do tempo, não apenas o conhecimento, como também nossas visões de mundo vão se transformando, mudando nosso olhar. Percebemos então, que montar uma imagem final é praticamente impossível, graças ao fato de que o saber é dinâmico e mutável.
Isso não significa que estudar filosofia envolve uma alta complexidade intelectual. E sim, que dentro do estudo há espaço para os mais diferentes tipos de pensamento e ritmo de aprendizado. Ainda mais quando falamos de algo tão fascinante como a existência humana e sua relação com o mundo à sua volta. Com isso em mente, podemos partir para o entendimento de que a filosofia é dividida em diversas categorias:
– Metafísica: o estudo da natureza fundamental da realidade, “há um sentido para a existência do mundo?”, “existe espírito?”.
– Epistemologia: busca compreender como ocorre o processo de aprendizado.
– Moral e ética: condutas, valores e comportamentos humanos.
– Lógica: utilização do raciocínio lógico-matemático no estudo das questões humanas.
– Estética: o conhecimento por trás da beleza na natureza e nas artes.
– Política: os conceitos de formas de governos e organizações sociais.
Com todo esse contexto, podemos seguir alguns passos que vão facilitar a nossa trilha de conhecimento:
1- Utilize fontes confiáveis
Apesar de toda a liberdade de conhecimento e pensamento, a filosofia não é feita exclusivamente de opinião. Procure conteúdo de qualidade e de confiança, principalmente buscando pensadores e professores clássicos e consagrados.
A partir disso, você pode montar suas percepções e ideias, mas sempre pautadas no estudo competente e nas melhores fontes possíveis.
2- Compreenda os contextos históricos
Como já mencionamos, a filosofia trata das questões humanas e suas relações com o mundo. Portanto, é praticamente impossível dissociar o conhecimento histórico e os contextos temporais em que cada ideia foi produzida.
Saber entender os fatos, ajuda na aplicação e melhor compreensão dos conceitos de acordo com sua época.
3- Esteja atento ao mundo!
O aprendizado não está apenas junto dos pensadores clássicos. Jornais e notícias podem ser importantes para relacionar conceitos e tentar enxergar como eles se aplicam no cotidiano.
Além disso, a literatura pode servir como introdução ao pensamento filosófico. Algumas obras são repletas de bons exemplos e podem servir como aquecimento para leituras mais complexas.
Portanto, não é necessária a preocupação com qual autor ou tema deve se começar a estudar. Procure ir atrás daquilo que mais te chame atenção ou que possa colaborar com seus objetivos. O caminho de aprendizado é único para cada um, por isso o seu deve e pode ser construído por você.
Sabemos que essa estrada pode ser complexa para alguns, por isso o Espaço Ética está em constante produção de conteúdo filosófico relevante, para ajudar você nessa jornada. Acompanhe nossas redes sociais e cresça seu conhecimento junto conosco.