O que é ética?

Por 18 de outubro de 2021Compliance, Filosofia

A ética é um dos temas mais solicitados em eventos corporativos. Apesar de fazer parte do nosso dia a dia, muitos ainda não sabem como defini-la.

A maioria das pessoas faz da ética uma coisa muito mais chata do que ela é. Se citássemos aqui cinco filósofos e seus sistemas morais, ficaríamos muito bem na fita e com cara de conteúdo, mas poderíamos perder o foco e a mais valiosa moeda contemporânea: a sua atenção e a atenção de seu público. Por isso, aqui no Espaço Ética, batalhamos diariamente para transformar este rico conhecimento em mensagens que importem na sua vida.

A primeira coisa que temos de entender quando falamos de ética é que ela só existe na presença de duas coisas: pensamento e liberdade. Quem é livre e não pensa não pode ser ético e quem pensa e não é livre, também não.

 

Mas isso por quê? Paremos para pensar.

Ética vem de ēthikḗ, e você com essa informação já descobriu também que consegue ler algumas coisas em grego! A palavra ēthikḗ é uma variação de έθoς (éthos). E aqui encaixamos a primeira parte do quebra-cabeça: éthos quer dizer costume, cotidiano. Então, já sabemos que ética tem a ver com costumes cotidianos. Mas tem a ver como, exatamente?

Se ética precisa de pensamento, ela não é uma descrição do cotidiano. Mas, sim, um conjunto de decisões sobre ele. Por isso, já podemos afirmar claramente que aquilo que nos vendem como ética (um conjunto de regras a ser seguido) não é o verdadeiro sentido do conceito.

“Mas decisões sobre o quê?”, perguntará você, demonstrando sabedoria. Sobre as coisas que podem ser diferentes do que são. Ética, então, tem a ver com o cotidiano, mas não tem a ver com a hora em que o sol vai raiar ou se esconder no horizonte. Tampouco tem a ver com o spray de água das cataratas do Iguaçu.

O que pode ser diferente do que é e que concerne à ética é o nosso comportamento. E note que é justamente por isso que, além de pensamento, ética requer liberdade. Para pensar e para agir. Pois o nosso comportamento só poderá ser diferente do que é se ele mesmo for livre.

Assim, chegamos à definição mais clássica de ética, e entendemos por que ela não deve ser maçante, nem uma imposição. Ética é a deliberação racional sobre a melhor forma de agir, tanto no nível individual quanto no coletivo. Assim, ética é a atividade livre do pensamento que busca viver a melhor vida, entre todas as possíveis. Ética, então, é o principal fundamento de uma vida feliz.

Se você se encantou com essa definição e quer espalhar a mensagem da busca da vida que vale a pena ser vivida para as pessoas que são importantes para você, conte com a gente! Oferecemos cursos, palestras, workshops e muitos outros serviços especializados sobre o assunto!

Clique aqui para conhecer o nosso trabalho e solicitar um orçamento.

 

———

Gustavo Dainezi – Escritor, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, comunicador pela ECA/USP. Atua em ética em pesquisa, ética corporativa e divulgação científica.