Como definir a ética

Por 8 de novembro de 2023Compliance, Filosofia, Negócios

Muitas pessoas entendem que a ética está no caminho da lucratividade. E, por mais chocante que isso possa parecer, no curto prazo, está sim. O comportamento desonesto tende a ser adotado justamente por ser mais vantajoso para quem se corrompe para realizá-lo. Logo, a infração ética corresponde a um ganho imediato, que
frequentemente é de ordem econômica.

No entanto, quando pensamos em médio e longo prazo, não há sequência de comportamentos desonestos ou mesmo casos isolados de comportamentos desonestos que atuem para garantir a perenidade e a lucratividade dos negócios. Pelo contrário, o acúmulo de decisões e relações desonestas, ainda que alavanque o resultado no curto prazo, representa inequivocamente uma sentença de morte para a organização, restando apenas saber a data de sua liquidação. Acumulam-se na história os casos de empresas que cresceram e dominaram o mercado agindo desonestamente, apenas para ver a verdade ser revelada e os negócios ruírem em pouquíssimo tempo, prejudicando milhares de famílias.

Ética é a reflexão constante sobre a melhor forma de viver e de conviver. No ambiente corporativo, ética é a reflexão ininterrupta sobre a melhor forma de conduzir nossos afazeres e nossos relacionamentos. Quando essa reflexão é feita de maneira séria, empática e comprometida, a organização ganha no presente ao ter processos mais eficazes, colaboradores mais felizes e ao conseguir lidar com os conflitos de maneira expedita, impedindo que problemas cresçam ao ponto de se tornarem difíceis de gerenciar.

Ética não é, portanto, limitação ou Barreira ao comportamento. É compreender quais são as virtudes que queremos seguir, os valores que queremos guiando as nossas ações e compreender quem nós somos enquanto organização. Ética é buscar a felicidade, quer que seja pelo resultado econômico, que ela visa garantir, quer seja pelas soluções de convivência e relacionamento que ela ajuda a desenvolver. Um negócio ético é um negócio de futuro. Consulte-nos para melhorar a ética de sua organização.