A ética empresarial é definida por um conjunto de comportamentos que faz parte do cotidiano de seus colaboradores. Seria a definição das normas e diretrizes adotadas para nortear a conduta empresarial dentro daquele ambiente. Portanto, essas ações ditam resultados e como a empresa atinge seus objetivos.
Quando pensamos nos relacionamentos corporativos, precisamos construí-los de forma saudável. Afinal de contas, a influência moral das ações atinge de maneira relevante a vida dos funcionários.
Em alguns momentos, grandes empresas optam por comportamentos que se desviam de uma boa conduta moral. Principalmente, motivadas pela busca de bons resultados em curto prazo. Porém, deve-se pensar em um desenvolvimento pleno e evolução prolongada.
Uma empresa que se propõe a atuar de forma transparente e legal, consegue manter bons contatos com as partes interessadas em ações e investimentos, além de criar um ambiente favorável para o crescimento e atuação saudável de seus colaboradores. Mantém assim, um bom nível de produtividade, sem deixar de lado uma postura transparente com a sociedade.
Contudo, esse pensamento deve ir além da posição da empresa perante a opinião pública. Em algumas situações, a única preocupação é de que atos que desrespeitem de alguma maneira as normas da empresa ou a legislação venham a público. Independente da exposição dos fatos, um clima organizacional influenciado por um ecossistema tóxico resulta em péssimas atuações e rendimentos.
Uma das prerrogativas da ética empresarial é o reconhecimento e valorização dos clientes. Indo além dos encadeamentos geradores de lucro, empresa e cliente podem ter uma relação de confiança e satisfação. Por consequência, cria-se uma fidelização, gerando ótimos frutos a longo prazo.
Produtos e serviços de qualidade não são os únicos meios de conseguir sucesso com seu negócio. Mas também saber como produzi-los de forma sustentável e saber relacioná-los de maneira clara com quem irá contratá-los. Tudo isso faz parte da construção de imagem e comportamento de qualquer empresa. Construindo uma cultura de transparência, respeito e satisfação por ambas as partes.
Como exemplo, imagine uma empresa pioneira e revolucionária em seu segmento. Como uma das primeiras em seu campo de atuação, ela definiu como processos e produtos devem ser feitos. Logo, não demorou para que ela alcançasse a posição de líder e referência no mercado.
Entretanto, com o passar dos anos, era o momento de se adaptar às novas demandas. Novas formas de se relacionar com os clientes precisavam ser feitas. E se antes, a empresa era sinônimo de qualidade, agora ela entrega pouco do que promete, sustentando-se através de publicidades descoladas da realidade. O que ajudou na manutenção dos bons números e resultados, mas desgastou o relacionamento empresa/cliente.
Anos se passam com a repetição desse comportamento, gerando uma crise produtiva e de identidade dentro do ambiente de trabalho. Logo começam a surgir relatos e denúncias de funcionárias sobre desrespeito a questões trabalhistas, raciais e de gênero que ocorrem desde a sua fundação.
Porém, mesmo com conhecimento público dessas denúncias, nenhuma ação relevante foi feita pela empresa para poder resolvê-los. Culminando em uma crise sem precedentes que resultou na venda de seus ativos.
Podemos perceber o quanto a falta de tato e respeito com os colaboradores criou um ambiente impróprio para a convivência e criação. Gerou-se assim serviços e produtos de qualidade duvidosa. Demonstrando que os padrões éticos adotados estão de mãos dadas com os mais diversos setores da cadeia produtiva.
Assim podemos perceber o quanto a ética pode ser definidora de diversos fatores. Desde um nível sadio de produtividade entre empresa e colaboradores, a opinião pública acerca da companhia e o comportamento de todos que fazem parte da cadeia de produção e consumo.
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