O que é filosofar?

Por 12 de abril de 2023Artigos, Filosofia

Os trabalhos e estudos dos grandes filósofos são fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Porém, nem sempre compreendemos de onde nasce o conhecimento desses pensadores. E muito menos que este saber pode ser encontrado em nossas reflexões e ideias.

Por isso, hoje falaremos sobre a prática filosófica ativa, o ato de filosofar. Essa discussão é relevante para todos, desde os mais experientes, até mesmo aos que estão iniciando seus estudos na filosofia. Saber os fundamentos do pensamento é tão importante quanto memorizar conceitos e frases.  

Primeiramente precisamos ter alguns pontos em mente. Filosofar não é algo alheio aos estudos ou a realidade e contexto em que estamos inseridos. O ato é fruto do que vivemos e conhecemos em nosso dia a dia. Portanto, ao contrário do que muitos pensam, a prática da filosofia não nasce de devaneios, imaginação ou sonhos. Afinal de contas, não há como refletir sobre a vida nos afastando da realidade material. O ato de filosofar é cercado de subjetividade, mas seu fim é encontrar o melhor modo de viver o dia a dia. 

A filosofia, seja ela no campo acadêmico ou não, é um campo muito vasto. Isso resulta na possibilidade de todos nós já termos formulado questões ou inquietações filosóficas. Apesar dessa amplitude e liberdade, filosofar não é e não pode ser baseado em “achismo” ou opiniões infundadas. Precisamos direcionar nosso pensamento com o suporte dos princípios lógicos e nos escritos do conhecimento filosófico. Sobretudo, além de toda uma bagagem intelectual, também precisamos pensar de modo livre, independente e crítico.

Mesmo não sendo necessariamente uma atividade lúdica, filosofar passa muito pela contemplação do mundo e dos atos. Segundo Aristóteles o filosofar surge da “admiração do mundo”. Além disso, o ato filosófico também surge da análise das próprias ações. É ir de encontro com as suas ideias e preconceitos, de uma maneira crítica e aberta para as mudanças. Refletir sobre si mesmo constantemente é filosofar e esse é um dos melhores passos que podemos dar em busca do crescimento intelectual e do desenvolvimento profissional. 

A união dos acontecimentos do mundo e da nossa vida com nossas ações, opiniões e pensamentos é a matéria-prima do “filosofar”. Com esses recursos é possível refletir e encontrar racionalmente o direcionamento que buscamos para nosso cotidiano. Pensar é algo comum a todos, de acordo com Heráclito de Éfeso, e ato filosófico é o exercício dessa dádiva que é dada aos indivíduos. Filosofar é se aproximar de nossa essência humana.

Quer encontrar o incentivo e o direcionamento para melhor filosofar? Acompanhe as redes sociais e produções do Espaço Ética. Estamos sempre criando e compartilhando ideias relevantes que colaboram com o conhecimento coletivo.