A ativação ética: o que é e como fazer

Por 12 de maio de 2022Compliance, Negócios

Conforme já analisamos no texto “O que é ética?”, a ética é indissociável da existência humana. No artigo A importância de falar sobre ética com o seu time“, mostramos como a ética é parte intrínseca da atividade corporativa e que, na maioria dos casos, fica relegada a formalidades e opressões ineficientes. Mostraremos agora algumas alternativas para trabalhar com ética de maneira eficiente, duradoura e produtiva.

O primeiro desafio é parar de olhar para a ética como um ativo intangível de uma organização. Muito pelo contrário, a ética é tangibilizada em cada encontro de qualquer pessoa com qualquer organização. Toda decisão tomada por uma empresa e pelos indivíduos que a compõem materializa a ética que circula naquele ambiente.

Indo mais longe, a ética da empresa e de seus colaboradores é o primeiro e mais importante componente da avaliação de qualquer stakeholder, mesmo que não esteja claramente nomeada como tal. Por exemplo, um acionista procurará no comportamento da empresa a resposta para os valores que considera mais importantes que ela persiga. Da mesma maneira, fornecedores, clientes, colaboradores, fiscais, jornalistas. Em cada interação, valores em jogo, escolhas em disputa, avaliações incessantes e reflexos imediatos no faturamento, na imagem, na reputação e na felicidade.

Cada interação é um teste moral. Podemos ir para cada teste sem estudar ou podemos ir bem preparados. Para evitar que nossas organizações deixem seus ativos mais importantes entregues aos ventos da Fortuna — a deusa romana do acaso —, um tratamento constante da ética na organização é vital.

Como construímos nossos instrumentos de navegação moral, e, mais importante, como fazemos com que nossos colaboradores consigam se guiar por meio deles? Nós, do Espaço Ética, desenvolvemos uma série de atividades de ativação ética dentro das organizações para lidar com essa fragilidade tão marcante em nossa sociedade.

Nossa metodologia se alicerça em quatro pilares:

  • Não existe valor sem ética
  • Ética é atividade perene
  • Ética é simultaneamente construção individual e coletiva
  • Quem sabe o que quer sabe o que faz

Para que uma organização consiga realizar uma ativação ética de forma eficaz, propomos uma série de atividades que não só viabilizem um ambiente corporativo em que os valores organizacionais sejam respeitados e a atividade corporativa e a tomada de decisão sejam mais fluidas e coerentes, mas que também proteja a reputação e a sustentabilidade do negócio.

Nosso plano consiste em quatro grandes momentos:

Diagnóstico ético Avaliação de todo o processo de circulação de valores e tomada de decisão na organização, incluindo:

– consolidação dos valores corporativos;

– coerência desses valores com o mercado, com a atividade-fim da organização e com os valores dos colaboradores;

– efetividade do sistema moral da organização.

Alinhamento ético Atividades que reativam a reflexão ética e que

– aumentam a efetividade do processo decisório;

– alinham processos à ética corporativa;

– corrigem fragilidades e aumentam a segurança jurídica.

P&D ético Capacita a organização a pensar nas suas práticas de maneira perene para responder ao mundo que sempre se transforma.

– A solução de ontem não serve aos problemas de amanhã.

– P&D ético: qual a ética do futuro?

– Pensar o mundo e a ética para liderar o futuro.

Sustentabilidade ética Transformar a renovação moral em hábito da organização.

– Garantir que a organização esteja sempre na vanguarda.

– Desassociar-se do que não funciona mais e abraçar o novo, o inovador e o eficiente.

– Manter processos e cultura ética, reduzindo de maneira sustentável riscos à imagem, ao sucesso e à sustentabilidade do negócio e da sociedade.

Precisa de ajuda para fazer uma ativação ética na sua empresa? Entre em contato conosco! Nossos especialistas te ajudarão a encontrar soluções personalizadas e a melhorar o debate e a convivência no ambiente de trabalho.

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Gustavo Dainezi – Escritor, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, comunicador pela ECA/USP. Atua em ética em pesquisa, ética corporativa e divulgação científica.